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terça-feira, 7 de junho de 2011

TRABALHO DE PROJECTO

Trabalho Projecto (questões de partida)

O QUE É?

Para Lempereur é um metodo de trabalho que requer a participação de cada um dos membros do grupo, segundo as suas capacidades, com o objectivo de realizar um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado de comum acordo.
O trabalho é orientado para a resolução de um problema e deve obdecer a certas caracteristicas:
  • ser considerado importante e real para cada um;
  • ser profissionalmente importante e permitir novas aprendizagens;
  • para ser resolvido deve ter em consideração a sociedade em que os alunos se inserem.

Segundo Milice Ribeiro dos Santos (2000), o trabalho de Projecto desenvolve-se nas seguintes fases:

1- Identificação do Problema
2- Identificação e escultura dos problemas parcelares
3- Constituição dos grupos de trabalho
4- Planificação do Trabalho
5- Trabalho de Campo
6- Dinâmica de teorização e pesquisa no terreno
7- Produção de registos e apresentação do grande grupo
8- Critica avaliativa dos trabalhos de grupo
9- Globalização
10- Avaliação do Trabalho de Projecto

PARA QUÊ?
  • para praticar competências sociais, tais como: comunicação, trabalho em equipa, gestão de conflitos, tomada de decisões, e a avaliação dos processos;
  • para aprender fazendo, para ligar a teoria à prática, para fazer interdisciplinariedade;
  • para realizar aprendizagens e desenvolver as múltiplas capacidades dos alunos;
  • para aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes.

PARA QUEM?
  • acha que é possivel conseguir melhor;
  • quem gosta de se divertir a trabalhar;
  • gosta de se deixar surpreender pelos alunos;
  • quem tem prática de animação de grupos;

DE ONDE VEIO ESTA IDEIA?

Movimento da educação progressista, associado ao pensamento de John Dewey (1859-1952). Este movimento defende:
  • o experimentalismo;
  • apelo aos interesses dos alunos;
  • preocupação em ligar a educação a objectivos pragmáticos e práticos;
  • reconhecimento de diferentes individuais no ritmo de aprendizagem.

O NOME E AS PRÁTICAS:

William Kilpatrick, 1814, teorizou o conceito de projecto que procura integrar a intencionalidade da acção, o empenhamento pessoal na sua realização e a sua inserção num contexto social.

Kilpatrick diria que:
"a ideia unificadora encontra-se numa actividade intencional, feita com todo o coração e desenvolvendo-se num contexto social."
Para o professor deves ser uma opção de realização pessoal, não uma moda pedagógica, para os alunos o projecto é deles e torna-se deles. É um espaço de expressão das suas curiosidades, conhecimentos e desejos.

PROBLEMAS E PROJECTOS
Num projecto tem-se como objectivo criar qualquer coisa que tem uma função precisa. O projecto dá-nos mais liberdade que a resolução de um problema. Ao fazer de um problema um projecto tomam-se algumas decisões educativas, optando:

1. pela possibilidade de obter várias respostas
2. pela implicação dos actores
3. pela procura da intencionalidade e de um sentido das práticas pedagógicas que podem extravasar do domínio escolar

O trabalho de projecto é pois, uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas. Estes deverão ser pertinentes para quem gosta de resolvê-los, deverão constituir uma ocasião para novas aprendizagens e ter uma ligação à sociedade na qual os alunos vivem.
Trata-se de uma aprendizagem - acção, no qual o processo pode ser tanto menos ou mais importante do que o produto.

PORQUÊ O PROJECTO AGORA?
Do ponto de vista sociológico tem-se verificado uma tendência para transferir para a escola funções de socialização. Considera-se que a escola é um contexto de desenvolvimento humano. A metodologia de trabalho de projecto dada a sua inserção no social favorece não só as aprendizagens, mas também a cooperação, responsabilização e participação na vida social.
Trabalho de projecto e o desenvolvimento dos alunos.
  • Potencialidade em termos de desenvolvimento intelectual, afectivo e social;
  • Desencadeia um processo de dinamização e interacção se diversos dominios de actividades;
  •  Insere deliberadamente as aprendizagens escolares num contexto social, a pedagogia do projecto cria as condições para uma certa qualidade ética de conduta;
Para nós educadores, a metodologia do trabalho de projecto afirma que a educação é considerada ela própria como vida e não para a vida.

Fonte: Recurso aos dados fornecidos pelo docente

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