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domingo, 26 de junho de 2011

PROJECTO: "PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE"

O objectivo deste projecto (que denominamos de finalidade, pois indica a razão de ser deste projecto) é "Favorecer a participação democrática e consciente das mulheres no seio da sociedade da qual fazem parte".

Para a sua prossecução é crucial o encadeamento das seguintes fases:

DIAGNÓSTICO - necessita de uma boa preparação teórica e um modelo cientificamente sedimentado (referências teóricas) que implique o conhecimento da realidade a que nos propomos intervir.

PLANIFICAÇÃO - Elaboração de um plano de acção especificando os objectivos, as actividades, a metodologia, os instrumentos, os recursos e a avaliação. Planeamento continuado que após o diagnóstico deverá definir prioridades, fixar objectivos, decidir estratégias, elaborar programas e projectos e preparar a execução (Aplicação)

APLICAÇÃO - Execução da programação de uma forma sequencial através do desenvolvimento, acompanhamento e controlo.

Na fase de Diagnóstico foi feita uma caracterização para o conhecimento da realidade social, económica e cultural do meio envolvente, bem como da população sobre a qual incidiria o projecto (população-alvo). A informação disponível é indispensável para uma interpretação e conhecimento quanto possível da comunidade. Destas duas caracterizações destacamos a situação geográfica e a realidade económica da povoação, bem como das destinatárias do projecto que resumidamente se caracterizam por:

• Donas de casa com um trabalho não valorizado;
• Idade compreendida, maioritariamente, entre os 34 e os 45 anos;
• Dependência económica do marido;
• Constante dedicação aos filhos;
• Afastamento do mundo social e público;
• Fraca ligação e identificação com o bairro;
• Tempo livre não aproveitado ou utilizado.

Na fase de Planificação após conhecimento do diagnóstico foram traçados os Objectivos Gerais e Específicos directamente relacionados com a análise das necessidades.

Os Gerais mais englobantes:

• Criar espaços de formação e desenvolvimento pessoal;
• Melhorar os sentimentos de auto-estima;
• Educar na tolerância, na solidariedade e no pluralismo;
• Educar para o tempo livre e para o lazer criativo;
• Contribuir para que o maior número de mulheres participe.

Os Específicos mais concretos, precisos, claros e acessíveis:

• Alargar os seus centros de interesse;
• Aumentar o seu círculo de amizades;
• Inter-relacionar mulheres de diferentes bairros;
• Consciencializar que a Associação é um lugar para todos;
• Fomentar a participação;
• Promover a autonomia.

A Metodologia utilizada foi adapatada às necessidades de corresponderem aos interesses das mulheres, no que diz respeito ao seu tempo disponivel, ao relacionamento comum, com o intuito de fomentar e respeitar a dignidade humana.

Actividades
As actividades decorreram dos objectivos, meios e estratégias propostos e são a sua forma de operacionalização. O seu plano deve ter em conta as seguintes questões:

• O que deve ser feito?
• Porque é que deve ser feito?
• Onde deve ser feito?
• Quando deve ser feito?
• Como deve ser feito?
• Quem é responsável pela sua concretização?

Neste contexto foram propostos diferentes ateliers para ocupação de tempos livres, que com a parceria (colaboração) das Associações de Donas de Casa abrangeram as seguintes actividades: Ginástica de manutenção, Trabalhos manuais e Corte e Confecção.

Foram planificadas as actividades correspondentes aos ateliers e respectiva metodologia.

A avaliação correspondente deveria ter em conta a assistência, sua procedência, número e características. Número de actividades participadas, satisfação e independência.

Festas comuns que favorecessem a participação na organização dos eventos, a amizade e a consciência de grupo. Tertúlia como meio de apoio aos ateliers, aprofundando temas informativos adequados à situação do público-alvo, utilizando como metodologia as dinâmicas de grupo e a Colaboração das donas de casa nas festas do bairro como incentivo à intervenção.

O Plano de Actividades deve ter sempre em consideração os respectivos recursos: Pessoais, Materiais e Financeiros.

Recursos do Projecto

Pessoais - Um Animador Sócio-cultural e três Monitores: Ginástica, Trabalhos Manuais e Corte e Confecção.
Materiais - Pavilhão polidesportivo e diversos materiais destinados às respectivas actividades.
Financeiros - Recursos monetários.

APLICAÇÃO
Implicou a execução de toda a programação atrás estabelecida que no nosso entender deveria estar reflectida num Cronograma

Desenvolvimento do Programa
A execução da programação referida resultou, numa breve apreciação, de uma procura superior à oferta no que diz respeito aos ateliers, sendo as suas participantes, na maioria, sido donas de casa, média 40 anos e cujo intervalo de idade dos filhos se situava entre 10 e 15 anos. Após a obtenção dos resultados de um inquérito constatou-se um aumento da auto-estima e satisfação pessoal, bem como a valorização das amizades.
Em contraste com estes resultados temos as tertúlias que se saldaram por uma fraca participação, pouca disciplina na comunicação e desrespeito pelas participações das colegas, não correspondendo às expectativas.
No que concerne às festas constatou-se uma colaboração das mulheres na execução dos trabalhos atempadamente, na selecção de trabalhos, decoração, turnos de presença e na inauguração e encerramento.
Dificuldades acrescidas pela falta de pessoal, contratos laborais precários, burocracia, parceria com um grau de dependencia e não de colaboração e desconhecimento da realidade económica. (Estas dificuldades refletem, em nosso entender, um diagnóstico e planificação deficientes)

AVALIAÇÃO
A preparação da avaliação é uma etapa do processo de planeamento. Pretende-se fazer acompanhar o Projecto de mecanismos de auto-controlo que permitam conhecer os resultados e os seus efeitos de forma a permitir uma correcção durante o seu percurso caso provoquem efeitos indesejáveis. Neste projecto a proposta vai no sentido de avaliar o decorrer de todas as fases.

Recolha de dados
Dificuldades de informação referente aos bairros em questão, inexistência de censo por idades inviabilizando a obtenção do número de mulheres para as quais era dirigido o Projecto. A avaliação diagnóstica (ex-ante) ficou fragilizada dado que não proporcionou dados ou elementos que permitissem uma implementação correcta.

Análise da situação
Probabilidade de uma visão parcial dado que a bibliografia existente foi escassa (apenas um livro). Visão reduzida que pode ter conduzido a uma interpretação errada de alguns factos.

Programação
Inadequação da actividade referente às tertúlias ao público-alvo. Decorre, no nosso entender de uma má interpretação do diagnóstico, diremos mesmo desconhecimento do nivel cultural e cívico do público. Ausência de uma análise completa aos interesses das donas de casa. O planeamento de um projecto deve ter sempre em conta a "participação da população", pois de nada vale esboçar um projecto se este conduz à não participação daqueles a quem supostamente se deverá dirigir. O projecto social só terá sentido se o mesmo fôr participado.

Funcionamento
Má planificação na programação das tertúlias: datas imprecisas, pouco publicitadas, deficiente dinâmica de participação. No que diz respeito à actividade das festas preparação insuficiente. Má elaboração do Plano no que concerne às prioridades (tertúlias) que realçam o mau diagnóstico ou pelo menos pouco aprofundado referente às necessidades e problemas existentes.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Como pontos positivos salientamos a valorização da ginástica, aumento da auto-estima, descobrindo capacidades adormecidas, em contra ponto com a elaboração de um fraco diagnóstico, imprecisa definição de prioridades, má organização e condução de actividades, participação insuficiente da população o que pressupunha uma reformulação de todo o planeamento: diagnóstico da situação, definição de prioridades, objectivos, estratégias, elaboração de programas e preparação para a execução.

Fonte: SERRANO, Gloria Pérez; "Elaboração de Projectos Sociais - Casos Práticos"; Porto; Porto Editora; 2008

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