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segunda-feira, 11 de abril de 2011

EDUCAÇÃO

Educar é um processo intencional com vista à instrução e à formação do ser humano no sentido de o desenvolver e inseri-lo na sociedade. A Educação é uma prática social complexa, devido à sua natureza e finalidade, sendo construída de acordo com as características sociais e culturais de uma determinada sociedade. Procura-se ampliar a diferentes formas e processos de acesso à cultura e ao saber, envolvendo toda a sociedade. Procura estabelecer o equilíbrio, através de formação mais racional e o cultivo da sua sensibilidade.

Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias”. (Augusto Cury,pag.55 /2003).

No sentido genérico a Educação diz respeito à intencionalidade de um processo humano, através do qual se promove a instrução e a formação do ser humano, tendo como objectivo favorecer o seu desenvolvimento e inserção na sociedade. - Educar é uma prática social complexa dada a sua natureza e finalidade, projectada e  construída no âmbito da cultura e das características sociais de uma sociedade. - A sua principal função é de que a pessoa educada incorporada e integrada na vida diária, seja um sujeito consciente, livre, crítico e responsável. - Actualmente é um conceito que se pretende ampliar a diferentes formas de acesso à cultura e ao saber, implicando cada vez mais, toda a sociedade. - O conceito actual de Educação procura estabelecer o equilíbrio, entre uma forma mais racional das pessoas e o cultivo da sua sensibilidade de forma mais harmoniosa.
- O Educador Socioprofissional pode ser um artesão (moldar), criar qualquer coisa de novo. - (moldar) difícil tarefa porque as pessoas já tem o seu próprio carácter. - Temos de criar estratégias, alternativas, sonhos, criar sempre qualquer coisa de novo, transmitir de novo, transmitir ideias novas, dar pistas, abrir caminhos, tornar o sujeito consciente, livre das próprias ideias e do caminho a percorrer - vamos caminhando.

Educação Formal
Actividade educativa incorporada no sistema educativo, legalmente estabelecida pela administração pública no âmbito das suas competências. Estrutura académica organizada cronologicamente tendo como objectivo de formar novas gerações. Tem metas de instruir estas gerações dos conhecimentos, dos procedimentos, de hábitos e atitudes de acordo com a sociedade em que está inserida. Actua como sistema de integração, adaptação e reprodução social, através do processo de ensino/aprendizagem. Estrutura-se em etapas e níveis de formação progressivos e contínuos. Define claramente hierarquias de poder e papéis sociais. Emite certificados de estudo. Desenvolve-se nas instituições propriamente escolares (escolas, colégios, institutos e universidades). Não é só conhecimento das escolas tirar boas notas, mas também as suas atitudes. Ela é contínua, tem um inicio mas não tem um fim.

Educação Não Formal
São processos educativos intencionais e sistematicamente organizados. Desenvolvem-se em instituições educativas-não-escolares. Tem capacidade para se integrar com outros programas sociais apesar do sistema formal, sendo complementar. Define os objectivos que deseja atingir através do desenho de um plano de estudo. Esta é mais flexível que o sistema educativo, pois responde eficazmente às necessidades solicitadas. O acesso é voluntário e pode ser gratuito, sendo centrado no aluno e não no educador. Os resultados são mais imediatos e atingíveis. Emite certificado dos estudos realizados após satisfazer os requisitos ao longo do processo formativo desenvolvido.

Educação Informal
É um processo educativo que não apresenta intencionalidade formativa expressa. Esta educação emerge na sociedade e acompanha-nos toda a vida (no trabalho, no dia-a-dia). Acontece a partir de estímulos sociais que sem serem mesmo educativos produzem educação (hábitos alimentares, higiene, catequese) não se recebe em instituições, nasce na família, no grupo de pares contribuindo assim para desenvolver e facilitar a integração na comunidade.



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