English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

segunda-feira, 28 de março de 2011

A SOCIEDADE DA EXCLUSÃO - Compreendê-la para dela sair


A profusão dos discursos sobre a exclusão não seria o reconhecimento de uma impotência intelectual e politica que tenta compreender e dominar um fenómeno dramático para muitos dos nossos concidadãos?
A partir da crítica destes discursos, e apoiando-se na análise de factos sociais, esta obra tenta clarificar o debate e construir uma problemática da exclusão.
O autor põe em evidência a linha divisória que atravessa o campo social, histórico, económico, jurídico, escolar, familiar, o dos rendimentos, o da urbanização e o do alojamento, o da saúde, mas também o das ideologias e o das práticas. O processo de exclusão é sustentado por uma vaga de fundo que abana todo o edifício social. Desta forma criam-se espaços de precaridade, de pobreza e de exclusão que representam graus de fragilização social - económica e material - e perda do laço social e simbólico. Uma tipologia de indicadores permite medir estes espaços.
O excluído não está fora da sociedade. É parte integrante de uma relação social na qual ocupa uma posição específica. Ao multiplicarem os dispositivos, as políticas contribuem para este posicionamento fabricado circuitos de exclusão. A passagem de uma sociedade que exclui a uma sociedade solidária pressupõe que se questionem aspectos políticos, culturais, ideológicos e organizacionais.

Fonte: CLAVEL, Gilbert; "A Sociedade da Exclusão - Compreend^-la para dela sair"; Porto; Porto Editora; 2004.

Sem comentários:

Enviar um comentário