English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

terça-feira, 6 de julho de 2010

Técnica: "Caixa da Amizade"

O presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais – II, do 2º ano de Educação Socioprofissional – 4º semestre, orientado pelo Professor Carlos Jorge. A temática deste trabalho incidiu sobre Litigio físico e verbal entre pessoas que levam a cabo práticas profissionais (prostituição), género feminino, masculino e travestis na AMP (Área Metropolitana do Porto). Estes indivíduos fazem disputa de território na própria rua. Porque razão aquele espaço no qual disputam, é realmente mais caro?
Assim sendo, recorremos à Técnica de Solução de Conflitos (Caixa da Amizade), para dar inicio à sessão e evocamos à técnica Phillips 6/6. Uma Técnica muito útil para estimular os membros do grupo a participarem, pode ser utilizado tanto para fins de informação como de avaliação. O título, assim como, a Dinâmica da Técnica, foi improvisada por mim.
TEMA
Solução de Conflitos e Problemas Grupais
TÍTULO
“Caixa da Amizade”
OBJECTIVOS
Geral:- Promover a participação e cooperação intergrupal na resolução de conflitos
Especificos:- Promover o respeito por todos os elementos do grupo; - Reforçar a cooperação e coesão do grupo
- Fomentar a integração no grupo
DIAGNÓSTICO
 Problemas de litigio físico e verbal entre grupo de adultos que levam a cabo práticas profissionais (prostituição), género feminino, masculino e travestis.
- Estes grupos trabalham a Área Metropolitana do Porto (AMP), no qual fazem a disputa de território na própria rua.
- Ambos os grupos querem trabalhar a mesma rua, uma vez, que esse espaço é mais caro. Porque razão é que este espaço é mais caro?
- Assim sendo, estes grupos tornam-se agressivos pela disputa deste território.
CARACTERIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES
- 12 Adultos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos.
DINÂMICA DA TÉCNICA
 1ª Parte
- Reunidos em 2 grupos de 6 elementos, e dispostos numa só mesa frente-a-frente, em que todos se possam ver. O Educador/Animador inicia a dinâmica fazendo referência à Amizade proporcionando um pequeno diálogo acerca da importância da mesma e que valor tem para cada um deles.
- Posteriormente o Educador/Animador irá distribuir por cada grupo 1 folha A4 branca, no qual irá solicitar que cada grupo elabore um Diploma com os 7 Mandamentos da Amizade (frases curtas), salientando que o 7º Mandamento será formado por si próprio. Ou seja, apenas têem que proceder à elaboração de 6” Mandamentos da Amizade”.
2ª Parte
- Posto isto, o Educador/Animador pede que seja eleito um coordenador de cada grupo para ler os Mandamentos da Amizade. Chegando a um consenso, cada grupo escolherá os 3 Mandamentos no qual se identifiquem e achem mais interessantes.
- De seguida será entregue a cada elemento do grupo pelo Educador/ Animador, a “Caixa da Amizade” (Anexo I), em que no seu interior consta um diploma devidamente numerado em que o 7º Mandamento da Amizade (Anexo II) já se encontra preenchido no Diploma “Se és amigo do teu amigo, recomenda-lhe o preservativo”.
- Assim sendo, cada elemento irá escrever no seu próprio Diploma os 6 Mandamentos (3 de cada grupo), referidos pelo coordenador de cada grupo.
- É finalizada esta dinâmica, com o Educador/Animador a entregar um preservativo (Anexo III), a cada elemento do grupo.
- Terminar a técnica através de uma avaliação de afecção despertada, principalmente na resolução de conflitos, com a participação e cooperação com todos os colegas do grupo.
DURAÇÃO
- Aproximadamente 20 Minutos
LOCAL
- Sala de convivio
RECURSOS
Humanos:
- 1 Educador/Animador
Materiais:
- 12 Caixas “Amizade”
- 2 Folhas brancas A4
- 12 Esferográficas
- 1 Mesa de apoio
- 1 Mesa de 12 lugares
- 12 Cadeiras
- 12 Diplomas “Mandamentos da Amizade
- 12 Preservativos
VARIANTES
A mesma técnica poderá ser aplicada a outro publico-alvo.
AVALIAÇÃO
Avaliação Geral:- Atenção; - Espírito de grupo; - Comunicação; - Concentração; - Comportamento do Grupo; - Diálogo com o grupo de forma informal e simples; Avaliação Especifica: - Interacção do Grupo; -Memorizar; - Silêncio; - Divertimento
DOCUMENTOS
- “Diploma da Amizade”

ANEXOS







As técnicas de animação de grupo são ferramentas que o Educador/Animador pode utilizar para uma maior eficácia no seu trabalho diário. Deverão estar sempre presentes e aplicadas sempre que necessário. Estas técnicas vão permitir estabelecer relações não só entre os membros do grupo, mas também entre Educador/Grupo-alvo. Permitindo assim, que as pessoas se auto-descubram e descubram os outros, através de jogos, brincadeiras, podendo estimular os participantes a alcançar a qualidade na percepção de si mesmo e dos que o rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário