English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A DESQUALIFICAÇÃO SOCIAL - Ensaio Sobre a Nova Pobreza


Serge Paugam traz-nos com este livro uma desassombrada e ao mesmo tempo meticulosa desmistificação do universo do trabalho social.
Consegue-o não só pela pertinência das descrições da complexidade objectiva dos fenómenos de exclusão que nos vai apresentando, como também pela interpelação sem qualquer tabus que faz dos comportamentos daqueles que são mais ou menos beneficiários das intervenções sociais.
Toda esta frente interpretativa apoia-se, entretanto, numa categorização operacional, a qual, apesar da abastrata conceptualização em que assenta, faz desfilar perante o leitor uma tremendamente realista e personificada série de testemunhos vivenciais.
Com este trabalho de investigação, revelador de uma grande experiência prática de uma enorme maturidade científica, passamos a ser detentores de uma plataforma crítica que nos permite, sem cairmos num derrotismo primário e desmobilizador, lançarmos um olhar desassombrado sobre o trabalho social e as respectivas políticas sectoriais. Ou seja, podemos ultrapassar, assim, quer os exageros militantes de que, por vezes, enfermam os projectos de solidariedade, imbuídos de um idealismo ideológico, quer o pessimismo com que frequentemente, por seu turno, um pretenso realismo do senso comum pretende atingir aqueles e, deste modo, dar guarida a um individualismo atávico.

Fonte: PAUGAM, Serge; "A Desqualificação - Ensaio Sobre a Nova Pobreza"; Porto; Porto Editora;2003

Sem comentários:

Enviar um comentário