English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

segunda-feira, 28 de março de 2011

OS NOVOS DESAFIOS DO TRABALHO SOCIAL - Dinâmicas de um Campo Profissional

As concepções sobre a natureza do trabalho social têm sofrido uma evolução importante, quer pelo modo como este se integra no contexto das sociedades europeias, quer pela forma como se relaciona com outros tipos de acção no âmbito do social. Referimo-nos, no primeiro caso, à importância crescente que assumem os valores de mercado precisamente na estruturação dos critérios de validação das lógicas de acção, os quais passam cada vez mais pelas exigências de rendibilidade e de eficácia que, com frequência, chocam com o ideário humanista que inspirou desde o pós-guerra o Estado-providência.
No segundo caso, trata-se da emergência de um conjunto de intervenções - designadamente com perfis sociológicos, psicológicos ou económicos ou ainda emergentes de novas concepções de funções como as de conhecimento ou de apoio doméstico directo - que reivindicam a legitimidade e a prioridade da intervenção social que protagonizam.
É assim que os técnicos de serviço social - assistentes e  educadores sociais - tendem a ficar no centro de um debate que, sendo apenas aparentemente corporativo, em muito ultrapassa de facto estas fronteiras para se situar ao nível das próprias perspectivas sobre os fundamentos, finalidades e avaliação do trabalho social no seu todo.

Fonte: CHOPART, Jean-Noel; "Os Desafios do Trabalho Social - Dinâmicas de um Campo Profissional"; Porto; Porto Editora; 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário