GRUPO
Definição - é um conjunto limitado de pessoas, unidas por objectivos e caracteristicas comuns que desenvolvem múltiplas interacções entre si.Têm uma estrutura, duração no tempo, coesão e normas. As pessoas desenvolvem a sua individualidade através da troca de ideias e diálogo, mas o grupo em si pensa e age de forma diferente de qualquer um dos elementos em termos individuais. Cria-se, assim, uma consciência colectiva diferente da soma das consciências individuais. A condição básica para que todos cooperem está na confiança desenvolvida.
Caracteristicas - estrutura de relações que levam à consciência do grupo; objectivos comuns; amplos níveis de comunicação e interacção; normas aceites por todos com acordos e implícitos que permite a coerência interna do grupo; coesão de grupo para garantir eficácia do trabalho em grupo, sendo indicativa da situação e grau de maturidade social do grupo; organismo unitário com os interesses do grupo acima dos interesses individuais; existe dinâmica interna, pois o grupo é uma realidade viva (existem conflitos, ajudas, tréguas, amizades, desuniões). As necessidades efectivas influenciam as relações entre os membros do grupo.
Segundo Sánchez (1995), para que um grupo dê os seus primeiros passos com firmeza e segurança é necessário que se estabeleçam objectivos que sejam comuns aos interesses do grupo e do individuo para aumentar a motivação dos elementos e que se estabeleçam em simultâneo comunicações afectivas entre os indivíduos para criar a possibilidade de os interactuarem sem a presença de intermediários.
Sem comentários:
Enviar um comentário