Trabalho Projecto (questões de partida)
O QUE É?
Segundo Milice Ribeiro dos Santos (2000), o trabalho de Projecto desenvolve-se nas seguintes fases:
3- Constituição dos grupos de trabalho
4- Planificação do Trabalho
5- Trabalho de Campo
6- Dinâmica de teorização e pesquisa no terreno
7- Produção de registos e apresentação do grande grupo
8- Critica avaliativa dos trabalhos de grupo
9- Globalização
10- Avaliação do Trabalho de Projecto
PARA QUÊ?
PARA QUEM?
DE ONDE VEIO ESTA IDEIA?
O NOME E AS PRÁTICAS:
O QUE É?
Para Lempereur é um metodo de trabalho que requer a participação de cada um dos membros do grupo, segundo as suas capacidades, com o objectivo de realizar um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado de comum acordo.
O trabalho é orientado para a resolução de um problema e deve obdecer a certas caracteristicas:
- ser considerado importante e real para cada um;
- ser profissionalmente importante e permitir novas aprendizagens;
- para ser resolvido deve ter em consideração a sociedade em que os alunos se inserem.
Segundo Milice Ribeiro dos Santos (2000), o trabalho de Projecto desenvolve-se nas seguintes fases:
1- Identificação do Problema
2- Identificação e escultura dos problemas parcelares3- Constituição dos grupos de trabalho
4- Planificação do Trabalho
5- Trabalho de Campo
6- Dinâmica de teorização e pesquisa no terreno
7- Produção de registos e apresentação do grande grupo
8- Critica avaliativa dos trabalhos de grupo
9- Globalização
10- Avaliação do Trabalho de Projecto
PARA QUÊ?
- para praticar competências sociais, tais como: comunicação, trabalho em equipa, gestão de conflitos, tomada de decisões, e a avaliação dos processos;
- para aprender fazendo, para ligar a teoria à prática, para fazer interdisciplinariedade;
- para realizar aprendizagens e desenvolver as múltiplas capacidades dos alunos;
- para aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes.
PARA QUEM?
- acha que é possivel conseguir melhor;
- quem gosta de se divertir a trabalhar;
- gosta de se deixar surpreender pelos alunos;
- quem tem prática de animação de grupos;
DE ONDE VEIO ESTA IDEIA?
Movimento da educação progressista, associado ao pensamento de John Dewey (1859-1952). Este movimento defende:
- o experimentalismo;
- apelo aos interesses dos alunos;
- preocupação em ligar a educação a objectivos pragmáticos e práticos;
- reconhecimento de diferentes individuais no ritmo de aprendizagem.
O NOME E AS PRÁTICAS:
William Kilpatrick, 1814, teorizou o conceito de projecto que procura integrar a intencionalidade da acção, o empenhamento pessoal na sua realização e a sua inserção num contexto social.
Kilpatrick diria que:
"a ideia unificadora encontra-se numa actividade intencional, feita com todo o coração e desenvolvendo-se num contexto social."
Para o professor deves ser uma opção de realização pessoal, não uma moda pedagógica, para os alunos o projecto é deles e torna-se deles. É um espaço de expressão das suas curiosidades, conhecimentos e desejos.
PROBLEMAS E PROJECTOS
Num projecto tem-se como objectivo criar qualquer coisa que tem uma função precisa. O projecto dá-nos mais liberdade que a resolução de um problema. Ao fazer de um problema um projecto tomam-se algumas decisões educativas, optando:
1. pela possibilidade de obter várias respostas
2. pela implicação dos actores
3. pela procura da intencionalidade e de um sentido das práticas pedagógicas que podem extravasar do domínio escolar
O trabalho de projecto é pois, uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas. Estes deverão ser pertinentes para quem gosta de resolvê-los, deverão constituir uma ocasião para novas aprendizagens e ter uma ligação à sociedade na qual os alunos vivem.
Trata-se de uma aprendizagem - acção, no qual o processo pode ser tanto menos ou mais importante do que o produto.
PORQUÊ O PROJECTO AGORA?
PORQUÊ O PROJECTO AGORA?
Do ponto de vista sociológico tem-se verificado uma tendência para transferir para a escola funções de socialização. Considera-se que a escola é um contexto de desenvolvimento humano. A metodologia de trabalho de projecto dada a sua inserção no social favorece não só as aprendizagens, mas também a cooperação, responsabilização e participação na vida social.
Trabalho de projecto e o desenvolvimento dos alunos.
- Potencialidade em termos de desenvolvimento intelectual, afectivo e social;
- Desencadeia um processo de dinamização e interacção se diversos dominios de actividades;
- Insere deliberadamente as aprendizagens escolares num contexto social, a pedagogia do projecto cria as condições para uma certa qualidade ética de conduta;
Para nós educadores, a metodologia do trabalho de projecto afirma que a educação é considerada ela própria como vida e não para a vida.
Fonte: Recurso aos dados fornecidos pelo docente
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