METODOLOGIA
A metodologia desempenha um papel essencial no desenvolvimento de qualquer Projecto Social, uma vez que quase todos os resultados finais estão condicionados pelo processo, pelo método e pelo modo como se obtiveram os resultados.
Responde à pergunta: Como se vai fazer?
A apresentação da metodologia implica a definição de tarefas, de normas e de procedimentos para a sua execução. é necessário enumerar e explicar os diferentes passos técnicos que se devem cumprir ou as várias etapas que o processo técnico deve compreender.
Bibliografia: SERRANO, Glória Perez, "Elaboração de Projectos Sociais", Porto, Porto Editora, 2008
METODOLOGIA - Investigação-Acção A Investigação em geral caracteriza-se por utilizar, os conceitos, as teorias, a linguagem, as técnicas e os instrumentos com a finalidade de dar resposta aos problemas e interrogações que se levantam nos mais diversos âmbitos do trabalho.
Procedimento in loco para lidar com um problema concreto localizado numa situação imediata.
Segundo o modelo de Kurt Lewin, há uma ligação entre a planificação, a investigação e a acção numa dinâmica interactiva;
Mas afinal o que é a Investigação-acção? Como o nome indica, é uma metodologia que tem o duplo objectivo de acção e investigação, no sentido de obter resultados em ambas as vertentes:
- Acção – para obter mudança numa comunidade ou organização ou programa;
- Investigação – no sentido de aumentar a compreensão por parte do investigador, do cliente e da comunidade (Dick 2000).
De uma forma simplificada podemos afirmar que a Investigação-acção é uma metodologia de investigação orientada para a melhoria da prática nos diversos campos da acção (Jaume Trilla, 1998 e Elliott, 1996). Por conseguinte, o duplo objectivo básico e essencial é, por um lado obter melhores resultados naquilo que se faz e, por outro, facilitar o aperfeiçoamento das pessoas e dos grupos com que se trabalha.
Metodologia de Projecto como Estratégia de Intervenção
Para quê?
- Praticar competências sociais (comunicação, trabalho em equipa, gestão de conflitos, tomada de decisões, avaliação de processos);
- Aprender através do fazer: articular teoria e prática e interdisciplinariedade concreta;
- Realizar aprendizagens e desenvolver as múltiplas capacidades das pessoas;
- Aprender a resolver problemas de acordo com as situações e recursos disponíveis;
- Organizar uma preparação metodológica de acordo com os diversos contextos e público alvo;
- Realizar actividades de acordo com um fim preciso;
- Evidenciar a acção social com o objectivo educativo concreto de melhorar e modificar a realidade pessoal, grupal ou comunitária no sentido da excelência;
- Planificar acções e passos a percorrer de forma sistemática.
Sem comentários:
Enviar um comentário