Este volume, na sequência da abordagem introdutória aos grandes quadros conceptuais, institucionais e jurídicos encetada no primeiro volume (nº2 desta colecção), desenvolve, com grande acuidade e abrangência, questões tão decisivas para a cultura profissional e científica dos trabalhadores sociais e dos formadores como o são as técnicas e estratrégicas da animação junto de pessoas e grupos, as relações socioeducativas com o meio envolvente, o partenariado e ainda o trabalho em equipa e em rede. Fundamental é também o estudo meticuloso que nos é apresentado sobre as tendências e conflitualidades de perspectivas no seio da investigação na área, tudo isto em correlação estreita com as problemáticas da avaliação e da supervisão. De destacar o relevo que é dado aos contributos, por vezes polémicos, nomeadamente da psicoterapia, da socioterapia e da psicanálise e ao debate em torno dos processos de institucionalização face às problemáticas da construção da autonomia individual no âmbito dos projectos de reinserção social e familiar.
Fonte: CAPUL, Maurice; LEMAY; "Da Educação à Intervenção Social"; 2º Volume; Porto; Porto Editora; 2003.
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