Uma entrevista permite uma recolha de informação de informação mais aprofundada, intensiva e qualitativa.
"É habitual reservar o termo «entrevista» para as técnicas menos directivas e designar por «questionário» as formas de inquirir em que as questões são formuladas antecipadamente. Porem, na prática, não há consenso sobre os limites de cada um destes termos" (Ghiglione, 1993)
A entrevista é uma técnica que permite o relacionamento estreito entre entrevistador e entrevistado. O termo entrevista é construído a partir de duas palavras, entre e vista, onde «vista» se refere ao acto de ver, ter preocupação de algo; «entre» indica a relação de lugar ou estado no espaço que separa duas pessoas ou coisas". (Freixo, 2009)
A definição de entrevista como uma conversa tendo em vista um objectivo apresenta a vantagem de ser suficientemente ampla para englobar uma grande variedade de entrevistas possíveis, mas, em contrapartida, é muito vaga para permitir distinguir os diferentes tipos de entrevista.
Freixo, (1993) define dois tipos de entrevista:
- Estruturadas - as questões encontram-se formuladas previamente, ou seja, o entrevistador tem um género de guia para orientar a entrevista e abordar os temas que lhe são pertinentes.
- Não estruturadas - o entrevistador procura ao longo da conversa dados para utilizar na análise qualitativo mas não utiliza nenhum guião. Deixa a entrevista fluir tendo um carácter mais exploratório de um tema ou problema. As entrevistas não estruturadas podem dividir-se ainda em: entrevista focalizada - o entrevistador vai colocando as perguntas que acha mais oportunas ao longo da conversação; entrevista clínica - utilizada no estudo de motivos, sentimentos e conduta dos indivíduos; e, entrevista não-dirigida - o entrevistador sugere o tema e deixa o individuo falar livremente sobre ele.
Bibliografia:
FREIXO, Manuel; "Metodologia cientifica - Fundamentos, Métodos e Técnicas", Lisboa, Instituto Piaget, 2009
GHIGLIONE, Rodolph, e MATALON, Benjamim, "O Inquérito - Teoria e Prática", Oeiras, Celta Editora, 1993
Sem comentários:
Enviar um comentário